Pedalando no inverno…

Com a mudança da temperatura, nosso corpo necessita de alguns cuidados extras na hora de encarar cada sessão de treino com a cara no vento. Precisamos estar bem aquecidos para poder exigir bem das pernas e do fôlego na hora que a subida aperta! Lembrem-se que nosso corpo trabalha melhor quando aquecido, por isso nos dias de frio a pedalada deve começar tranquila e se extender por mais alguns minutos dessa forma, com enfâse no giro e não na força. Portanto fica aí a primeira dica: AQUECIMENTO ADEQUADO.

Se o pedal começa cedinho, então o frio é maior e percepção dele pode aumentar bem se ainda estiver ventando um pouco. A primeira idéia e já colocar um monte de blusa pra poder começar quentinho. Gostaria muito que você fechasse os olhos e tentasse se imaginar no final da primeira subida longa com todas essas blusas. Como estaria? …..ENXARCADO!!! Pois é, todo aquele suor iria primeiro te cozinhar e depois  iria fazer você querer ficar realmente pelado! O que fazer com tanta roupa agora??

Hoje em dia existe uma variedade grande de roupas com tecnologia, só falta uma que pedale por você, pois o resto já conseguimos entontrar…. filtro UVA, UVB, Thermo isso, DRY aquilo, etc.  Portanto se sairmos de casa com a roupa certa, sairemos leve, e não precisaremos nos preocupar tanto com o que fazer quando tivermos que tirar alguma peça. O que tem dado muito certo em minhas pedaladas cedinho, é sair com uma blusa de compressão (a primeira vez que eu comprei uma dessas foi em um shopping em Salvador quando estava indo participar do Brasil Ride de 2010, e o vendedor disse assim: ” Essa camisa é ótima…..esquenta seu corpo quando está frio e esfria seu corpo quando está quente”. Pensei comigo: “Esse cara é foda! Vendedor dos Bão”! Como isso seria possível?? Como assim?? Ao mesmo tempo??!!. Bom, posso dizer (não sei como) que é assim mesmo….esquenta seu corpo quando está frio e esfria seu corpo quando está quente!! Além de possuir aquelas faixas transversas que te ajudam a manter uma boa postura), um manguito (dependendo da temperatura pode ser tipo flanelado ou não) e um corta vento sem mangas. Tanto o corta vento quanto o manguito são fáceis de tirar e colocar no bolso traseiro da sua camisa.  Os mais friorentos podem também usar um pernito e as luvas podem ser as de dedos fechados (eu já uso essas há anos normalmente).  Fica então a segunda dica: ROUPA ADEQUADA!!

O terceiro passo é a preocupação com a pele…..o protetor solar deve continuar normalmente (mas por favor não passe o protetor na testa!!! Quando você sua ele derrete e entra no olho. Arde que é uma beleza! Por isso os capacetes de MTB possuem aquela aba na frente, para evitar o sol na testa) e preocupe-se agora com algo que proteja seus lábios! As vezes a temperatura baixa te faz pensar que não é preciso usar protetor solar, mas se fizer isso você ta lascado!! Terceira dica: PROTETOR SOLAR E LABIAL!!

Continue tomando a mesma quantidade de água! O clima está mais frio, mas você está trabalhando igual! Quarta dica: HIDRATAÇÃO!!

Por fim, quando você termina seu treino, seria muito bom se tivesse a mão uma troca de roupa seca e quente. Quando paramos a atividade, todo aquele suor que foi produzido começar rapidamente a secar no corpo e a nos resfriar rapidamente. Esse é o momento que recebe o nome de janela imunológica, quando nossa imunidade baixa. Nessa hora devemos nos manter secos e aquecidos! Quinta dica: TROCA DE ROUPA SECA!!

Bom, é isso ai. O frio chega e com certeza não precisamos parar de pedalar. Apenas devemos fazer alguns pequenos ajustes e seguir em frente! Poderia dizer também para trocar a cerveja do final por um chocolate quente, mas acho que nosso clima nem é tão frio assim né!!!  Com certeza!!

Espero poder ter colaborado com um pouco mais de informação para seus treinos.

Abraço a todos

PVZ

 

 

Share

3 Responses to “Pedalando no inverno…”

  1. Protetor, manguito, blusa gay, tudo bem! Mas deixemos de mexer com a sagrada cervejinha…

     
    • Leo
    • Reply
    • com certeza Leo!!

       
      • Plínio Von Zuben
      • Reply
  2. oi filho
    só agora li suas dicas! super importantes não! faça sempre uso delas

    bjs
    mae

     
    • regina
    • Reply

Leave a Comment

PVZ | 2011
Desenvolvido por TGTSTUDIO