Avaliação Física
Avaliação Física:
A avaliação física completa é realizada com objetivo de fornecer dados iniciais indispensáveis na elaboração do programa de treino. Esses dados ficam armazenados e objetivam as comparações de rendimento posteriores.
A avaliação física completa consiste em anamnese do aluno contendo:
- Histórico médico, familiar e de exercício do aluno.
- Anamnese Postural: Identifica alterações posturais no aluno a fim de trabalhar para o alongamento e fortalecimento muscular adequado para que se obtenha maior equilíbrio corporal.
- Composição Corporal: Identifica as quantidades de gordura e massa corporal magra através da medição de pregas cutâneas.
- Perimetria: São todas as medidas efetuadas com fita métrica ao redor das partes de seu corpo. São importantes, pois devemos observar a relação de cada parte com sua oposta, e também observarmos o comportamento de todas as partes como conjunto.
- Flexibilidade: O conceito de flexibilidade é entendido como a capacidade de mover o corpo e suas partes dentro de seus limites máximos sem causar danos nas articulações e nos músculos envolvidos.
- Capacidade aeróbica: Determina sua aptidão física e seu nível de condicionamento físico atual além de determinar sua freqüência cardíaca máxima (máximo esforço) e seu Vo2 máximo (máxima captação de oxigênio).
- Limiar Anaeróbico: Identifica o ponto em que seu corpo deixa de trabalhar mais aerobicamente e passa a trabalhar com quantidades menores de oxigênio (mais anaerobicamente). Importante para prescrições de treinamento cardiovascular e para maior precisão na determinação de suas “zonas” de treinamento.
- Agilidade: Variável neuromotora caracterizada pela capacidade de realizar trocas rápidas de direção, sentido e deslocamento da altura do centro da gravidade de todo o corpo ou parte dele.
- Equilíbrio: É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base contra a lei da gravidade.
- Força Abdominal: Utilizada para verificar a força geral do tronco. É muito importante pois demonstra como está a sustentação de nosso corpo na postura ereta e relaciona com algumas dores costais.
- Testes de Cargas e Equilíbrio Muscular: Importante para verificar a força e equilíbrio entre músculos agonistas e antagonistas, para poder propor cargas de treino que os equilibrem se for preciso.