Avaliação Física

Avaliação Física:

A avaliação física completa é realizada com objetivo de fornecer dados iniciais indispensáveis na elaboração do programa de treino. Esses dados ficam armazenados e objetivam as comparações de rendimento posteriores.

A avaliação física completa consiste em anamnese do aluno contendo:

 

  • Histórico médico, familiar e de exercício do aluno.
  • Anamnese Postural: Identifica alterações posturais no aluno a fim de trabalhar para o alongamento e fortalecimento muscular adequado para que se obtenha maior equilíbrio corporal.
  • Composição Corporal: Identifica as quantidades de gordura e massa corporal magra através da medição de pregas cutâneas.
  • Perimetria: São todas as medidas efetuadas com fita métrica ao redor das partes de seu corpo. São importantes, pois devemos observar a relação de cada parte com sua oposta, e também observarmos o comportamento de todas as partes como conjunto.
  • Flexibilidade: O conceito de flexibilidade é entendido como a capacidade de mover o corpo e suas partes dentro de seus limites máximos sem causar danos nas articulações e nos músculos envolvidos.
  • Capacidade aeróbica: Determina sua aptidão física e seu nível de condicionamento físico atual além de determinar sua freqüência cardíaca máxima (máximo esforço) e seu Vo2 máximo (máxima captação de oxigênio).
  • Limiar Anaeróbico: Identifica o ponto em que seu corpo deixa de trabalhar mais aerobicamente e passa a trabalhar com quantidades menores de oxigênio (mais anaerobicamente). Importante para prescrições de treinamento cardiovascular e para maior precisão na determinação de suas “zonas” de treinamento.
  • Agilidade: Variável neuromotora caracterizada pela capacidade de realizar trocas rápidas de direção, sentido e deslocamento da altura do centro da gravidade de todo o corpo ou parte dele.
  • Equilíbrio: É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base contra a lei da gravidade.
  • Força Abdominal: Utilizada para verificar a força geral do tronco. É muito importante pois demonstra como está a sustentação de nosso corpo na postura ereta e relaciona com algumas dores costais.
  • Testes de Cargas e Equilíbrio Muscular: Importante para verificar a força e equilíbrio entre músculos agonistas e antagonistas, para poder propor cargas de treino que os equilibrem se for preciso.
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